quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Dia-a-dia

Semana passada, conheci no cinema da Fundaj uma amiga de um amigo que está no processo de imigração e espera por sua entrevista com Soraia. Muito gentil, ela me mandou o resumo de uma conversa com um brasileiro que está morando em Montreal.

- Ter uma alimentação saudável e estar com o corpo em forma é algo
normal e fácil de conseguir, pois a cultura de forma geral é preparada
para isso.
- O transporte é pontual. É verdade. 97% das vezes os
ônibus chegam no minuto marcado.
- Há um site que informa todos os passos da sua casa a seu destino. Todos os
passos mesmo. "Ande 457 m até o metrô na rua X, pegue no sentido y,
desça na rua a e pegue a linha b. Desça na parada n".
- Existem vários meios de transporte: carro, metrô, trem, carona
(serviço especializado), aluguel anual de carro etc.
- As pessoas dizem bom dia, boa noite, volte sempre etc. Até os
motoristas dos ônibus.
- Ver uma paisagem bonita na cidade e vê-la limpa é normal. A prefeitura mantém as ruas bastante
limpas e as pessoas contribuem.
- Serviços "braçais" são muito bem remunerados. É possível ver um
encanador num carrão.
- O serviço de saúde é médio. Ele conheceu alguns casos ruins.

Um comentário:

Hélio disse...

Legal o seu blog! Eu moro em Montreal há 7 anos. Sobre a entrevista que viste, eu estou de acordo com o que foi falado. A única coisa é que às vezes pode acontecer de o ônibus não passar e teres que esperar o próximo (me aconteceu 2 vezes este mês). O metrô é bem mais confiável :-) Sobre viver aqui, eu gosto MUITO, me adaptei bem e conheci muita gente aqui. Pelo menos a metade dos meus amigos é de québécois. As únicas duas coisas que fazem falta aqui são a família e aquela energia sempre presente no ar que a gente tem no Brasil (acho que é a falta de sol forte no inverno aqui...). Abraços e boa sorte com o teu processo de imigração!