quarta-feira, 14 de maio de 2008

Finalmente os exames!

A espera pelo pedido de exames médicos é sem duvida a mais desesperante! Mas quando o envelope chega... só alegria! O prazo que o consulado me deu para entrar em contato com eles caso o meu pedido não chegasse foi dia 2 de maio. E assim fiz. Esperei, esperei e nada. Dia 2 de maio foi uma sexta-feira e, como quis esperar o dia todo da sexta para ver se ele chegava, só entrei em contato com o consulado segunda-feira, dia 5. Segui o conselho da maioria das pessoas que me disseram para não ligar, mas mandar um e-mail para Maria João (maria.guimaraes@international.gc.ca), agente de imigração em São Paulo. Segue o que escrevi:

Bom dia,
Meu nome é Tal, requerente do visto de residência permanente pelo Quebéc (número do processo federal: XXXXXXXX). Na última correspondência enviada pelo Consulado do Canadá em São Paulo, foi-me pedido que entrasse em contato com vocês caso eu não recebesse mais nenhuma instrução até o dia 02/05/2008, ou seja, sexta-feira da semana passada.
Gostaria, por favor, de obter informações sobre a chegada do meu pedido de exames médicos.
Obrigada desde já.

Atenciosamente,

Joana Rodrigues.


A que Maria João respondeu somente:

Sra. Tal:

Seu pedido está em andamento.

Atenciosamente,

Consulado Geral do Canadá

Não fiquei, claro, satisfeira com a resposta padrão e escrevi novamente:


Sra. Maria Guimarães,

Para maior esclarecimento:
Se meu pedido está em andamento, quer dizer que ele já me foi enviado? Será que eu poderia obter uma informação mais precisa quanto ao prazo, por favor? Como eu estava prevendo a chegada da carta na semana passada, gostaria de reorganizar meus prazos. Agradeço desde já pelas informações complementares. Atenciosamente,
Etc e tal.

Em seguida ela perguntou me endereço, eu dei e ela me mandou o último e-mail:

Sra. Tal:

Vamos enviar o formulário médico dentro de alguns dias.

Obrigada,
Maria João Guimarães

A espera ainda não havia terminado, mas, uma semana depois, chegou (dia 13)! Liguei para o médico autorizado no Recife (o único e que, por sinal, não aceita plano de saúde) e marquei para hoje.

Um comentário:

Nós4 disse...

Joana,
Acabei de descobrir seu blog pela lista e como vi que estamos mais ou menos com o mesmo timeline, resolvi vir dar uma olhada.
Que bom que você já enviou os exames médicos. Enviamos um pouquinho antes de você, mas até agora não recebemos nada.

Mas, o principal motivo que estou lhe escrevendo é pra dizer que ADOREI o fato de você ter escrito uma segunda vez para "Dona Maria João", pedindo maiores esclarecimentos, visto que ela havia dado a resposta de sempre: "está em andamento"...:-)
Simplesmente, adorei!!
Ela precisa ver que merecemos maiores detalhes, afinal de contas nossa vida está em jogo!!

Boa sorte no final de processo e quem sabe nos encontramos por lá!!

Abraços,

Dani