quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Le plus beau du cartier

Algumas informações sobre os bairros de Montreal
Peguei esse depoimento no blog Pat et Rafa au Québec

Centro da Cidade (Centre-ville)


Vou começar pelo centro porque é aonde eu moro e conheço melhor. O centro de Montreal é como outros centros de cidades grandes. Muitos prédios, muito comércio, muito carro, muita gente, enfim, muito de tudo. Eu e a Pat escolhemos morar no centro no começo pela praticidade de locomoçao e pela proximidade de todos os serviços, desde de cinema, até supermercado. Nós estamos cercado por todo os tipo de comércio. Temos um shopping bem pertinho de nossa casa, vários restaurantes por todo lado etc. O mais importante é que o metro está a meio quarteirao daqui e todo o centro é muito bem servido de transporte público. Isso é muito bom, pricipalmente no inverno. Aqui de casa agente pode pegar o metro e sair dentro do shopping subterrâneo que é bem perto daqui também. Estas sao as vantagens de morar no centro.

A desvantagem é que nao temos um grande parque nas proximidades. O mais perto de nossa casa é o parque Westmont, que é bonitinho mas nada de especial. Aqui também é um pouco barulhento. Existe uma boa quantidade de construçoes por todo o lado e as vezes isto incomoda.

Compraria eu um apartamento no centro de Montreal? Nao. Mas para quem está chegando aqui, pretende estudar e trabalhar, o centro é uma boa opçao. Três das quatro universidades de Montreal estao no centro, a outra, que é a Université de Montreal, tem ônibus e metrôs do centro e vc chega lá em 15 minutos. Se você faz questao de ter carro, esqueça o centro.


Este é o centro de Montreal, eu e a Pat moramos em algum lugar aí neste meio.

Este é o Centre Bell, casa do Montreal Canadiens e de vários espetáculos de música de Montreal.

Westmount

O bairro de Westmount é considerado um dos mais ricos e bonitos da cidade. O preço das casas também estao em um patamar mais elevado, porém existem alguns prédios que tem apartamento a preços acessíveis. Talvez até existam bairros mais bonitos que Westmount, porém, este é um bairro muito tradicional. As casas sao lindas e bem antigas. Parece que você está andando em um quarteirao de Londres. É bom salientar que Westmont é um bairro fortemente anglofonico. É um bairro muito bem localizado, perto do centro, tem um comércio local forte, ciclovias e com boas áreas verdes também. O principal metrô da regiao é o Atwater.

Beaudry

Este é o bairro gay da cidade. Quando você passa neste bairro você percebe claramente a opçao sexual daqueles em que nele habitam. Os restaurantes, lojas, supermercados e até a estaçao do metro tem a bandeira colorida do movimento homossexual.

Estaçao de metrô com as cores do movimento homossexual
Rosemont - Petite-Patrie

É difícil escrever de Rosemont porque é um bairro muito grande. Conta com uma superfífie de 14,4 km2 e uma populaçao de 131.318, segundo dados da prefeitura de Montreal. Conta com várias linha de metrô, inclusive com o melhor metrô da cidade (na minha opiniao), que é o metrô Jean Talon, que faz intercessao da linha laranja com a linha azul. Eu acredito, ser este um dos melhores bairros de Montreal, principalmente de você conseguir um apartamento perto do metrô Jean Talon ou do De Castelnau porque você vai ficar perto do parque Jarry e do marchê Jean Talon. O marchê Jean Talon é um mercado aberto com produtos que vem diretamente dos produtores. Você encontra frutas e verduras frescas além de diversos outros produtos bem caseiros. Outro dia fomos na casa do Benoit e da Geneviève e eles nos ofereceram uma torta de peixe deliciosa que eles tinham comprado neste mercado. A torta era super boa e preparada de uma maneira bem mais natural do que este tanto de produto industrializado que encontramos nos supermercados. Se você morar perto do marché Jean Talon, você estará bem servido no quesito comida, além de ter um parque lindíssimo perto da sua casa que é o parque Jarry. O bairro é servido de diversos outros parques e centros comerciais, mas fique esperto porque existem algumas áreas menos aconselhaveis e inclusive bem mais feias dentro de Rosemot.




Marché Jean Talon acima e casas típicas de Rosemont


Côte-des-Neiges

Quando chegamos em Montreal fomos morar em Côte-des-Neiges. Digamos que o bairro tem uma parte boa e outra ruim. Existem belas casas em algumas ruas de, porém de um tempo pra cá a vinda massiva de imigrantes e refugiados para algumas partes do bairro fez com que ele desse uma caída. Por isso, é bom dar uma olhada na regiao. Para quem estuda na Université de Montreal, os apartamentos que ficam na rue Edouard Monpetit ao longo da universidade me paracem bons.

Université de Montréal e Oratório St. Joseph. Os dois localizados em Côte-des-Neiges

Outremont - Mille-end

Dois bairros muito próximos um do outro, porém a parte de Outremont é mais rica e bonita. Lá é famoso pela comunidade judáica ortodoxa, que começou sua imigraçao para Montreal no fim do século XIX. É um bairro bem servido também pelo transporte público, pricipalmente por ônibus. O comércio desta regiao é excelente, sobretudo de pequenos comércios tradicionais. Fica lá uma das sorveterias mais famosas de Montreal. A casa de bagle (espécie de pão) mais famosa de Montreal é de lá também, desde 19 e bolinha que eles fazem o bagle da mesma maneira, utilizando o fogão à lenha. Quem quiser conferir fica na Rue St-Viateur Ouest e o comércio leva o nome da rua. O bairro também é marcado pela comunidade Grega e Portuguesa. Ouvi dizer que tem cada vez mais brasileiros que adotam Mille-end como bairro. O nome Mille-end é oriundo do começo de Montreal. Nesta época esta regiao de Outremont e Mille-end nao faziam parte de Montreal, por isso, para entrar em Mille-end as pessoas deveria pagar uma espécie de pedágio. Os Ingleses usavam este termo (Mille-end) referindo-se a distancia de 1 milha necesséaria para percorrer entre o centro e a entrada desta cidade. Daí o nome Mille-end.

Antiga Prefeitura de Outremont. Hoje funciona o corpo de bombeiros




Produçao de Bagel no St. Viateurs e belas casas em Outremont

Plateau Mont-Royal

Talvez este seja o bairro mais famoso e tradicional de Montreal. Eu particularmente adoro passear pela av. Mont Royal. Existe todo o tipo de comércio que você imaginar. Conta também com vários restaurantes e cafés super arrumados. Tem uma estaçao de metrô (Mont-Royal) no meio da avenida que facilita muito o deslocamento dos moradores locais. De um lado você tem o parque La fontaine que é lindíssimo aonde durante o verao você tem vários shows gratuítos. No inverno eles fazem uma pista de patinaçao para a comunidade aproveitar também o frio. Perto do parque La fontaine você tem o metrô Sherbrooke. Quem escolher esta regiao para morar nao vai se arrepender. A 15 minutos para o outro lado, você tem o parque Jeanne-Mance e o monte Mont-Royal, que é talvez o lugar mais famoso de Montreal. Lá é o mirante de Montreal, de onde provém o nome da cidade. Além do metrô, o plateau também é servido por várias linhas de ônibus e tem até uma estaçao de train de banlieue. Sem dúvida é um dos lugares preferidos da polulaçao Montrealais. O bairro tem ao todo uma populacao de 101 364.





Arquitetúra típicas de Montreal, pode ser encontrada em vários pontos do Plateau.
Île-des-soeurs

Na minha opiniao, este é o bairro mais bonito de Montreal (apesar de tecnicamente nao fazer parte da cidade de Montreal). Na verdade, Île-des-soeurs é uma ilha ao sul de Montreal. Parece um condominio fechado do Brasil. Lindas casas e prédios, ruas largas, muita opçao de lazer e até um bom centro comercial. As ruas sao lindas, verde por todo lado, arvores e mais árvores compoe todo o bairro. Existem clicovias por toda sua extensao. E sao ciclovias mesmo, afastadas da rua, que dao a volta por toda a ilha. O problema da Île-des-soeurs é que você precisa realmente de ter um carro se você nao morar colado no centro comercial. Dentro mesmo do bairro, nao existe nenhum tipo de comércio. Se você quiser comprar um pao na padaria, vai ter que ir de carro. Um outro aspecto desfavorável é que praticamente a única saída do bairro é pela ponte Champlain. Daí você pode imaginar o trânsito caótico nos horários de pico. O bairro conta com duas linhas de ônibus, uma que liga até o metrô verde (La Salle) e outra que liga até o metrô laranja. O bairro é muito lindo, mas acho que pra morar fica um pouco fora de mão.



Angrignon

Esta é uma regiao que eu descobri há pouco tempo, e, devo dizer que tive uma grata surpresa. O bairro conta com todos os três quesitos que eu falei na primeira postagem. Tem metrô, um parque lindíssimo e um centro comércial gigante com todas as lojas que você imaginar. O metrô Angrigon é o último da linha verde, talvez para algumas pessoas fique um pouco complicado pela distância do centro da cidade e das universidades. A vantagem da estaçao deste metrô é que ela é também um terminal para várias linhas de ônibus. Conta também com um grande estacionamento que você pode deixar seu carro lá e usar o tranporte coletivo. Uma coisa interessante é que existe uma "garderie" que funciona neste mesmo local, ou seja, os pais podem deixar seus filhotinhos lá, irem trabalhar e na volta pegar os filhos. Idéia brilhante. Logo quando você sai da estaçao de metro, de um lado você vai ver um parque super lindo, com ciclovias, lagos, parquinho para as crianças etc. Pra uma família passar o dia lá, nao tem nada melhor. Do outros lado da estaçao tem este centro comercial que eu citei acima. Sem dúvida é um lugar que vale a pena conferir. Para quem tem sua vida muito dependente ainda na universidade, ou quem está chegando agora, nao sei se é uma boa idéia nao, mas para quem já tem família e busca um lugar mais tranquilo, eu recomendaria Angrignon.

Laval


Fico inseguro de falar de Laval porque nunca fui lá. Tem gente que pode falar com muito mais propriedade do que eu sobre esta cidade, que por sinal é a terceira maior do Quebec com uma populaçao de 368 709. E outra coisa para os menos informados. A Universidade Laval nao fica em Laval mais na cidade de Quebec. Por favor nao dêem este mico quando chegarem aqui. Tem gente que vai para Laval achando que vai encontrar um linda Universidade lá. Uma coisa nao tem nada a ver com a outra. François-Xavier de Montmorency-Laval foi o primeiro bispo católico a chegar no Quebec, que na época ainda se chamava Nova França. Daí o nome Laval. Voltando a Laval, acredito ser esta uma boa cidade para morar e me parece bem bonita também, tem três linha de metrô recentemente inauguradas. Fiquem só atento porque se sua vida toda for em Montreal, talvez nao seja muito prático morar em Laval. Mas como eu falei, outras pessoas podem testemunhar com mais propriedade sobre a vida em Laval.

Banlieue de Montreal

Na periferia de Montreal encontram, entre outras coisas, lindas e grandes casas. Claro que nao sao todas as casas que sao grandes ou bonitas porém na periferia existe muito espaço, coisa que falta em Montreal. A vida nestas regioes é bem mais tranquila e feita para que tem carro. Esteja preparado para gastar entre 40 minutos e 1:30 de viagem para chegar no seu trabalho se você trabalhar em Montreal. Existe o Train de banlieue e ônibus, mas a frequência dos mesmos é pequena e logo, se você decidir morar por ali e utilizar somente o transporte público, terá raiva. Porém acredito que para algumas pessoas seja uma boa opçao. Você poderá achar casas com preços melhores que em Montreal, pricipalmente para comprar. Se você tiver um horário bem flexível,se tiver uma famíla um pouco maior, talvez seja uma idéia interessante. Nao recomendaria para o recém chegado, mas vale a pena dar uma pesquisada.

Conclusão

Acho que já escrevi o suficiente, e de novo gostaria de ressaltar que está é minha opiniao. Tenho certeza que outras pessoas terao opinioes diferentes, e que sao igualmente válidas. Pra mim, o lugar que eu acho o mais prático e bacana de morar seria na regiao do metro Jean Talon, aonde mora nosso amigo Lúcio. Um outro bairro que eu acho super bacana também seria o Plateau Mont Royal, principalmente perto do Parque La Fontaine. O centro é bem prático tambem, mas não é a regiao mais bonita. Para aqueles que estão vindo, pesquisem bastante e pelo menos no primeiro ano, tentem alugar alguma coisa perto do metrô, vai te facilitar muito a vida. Montreal tem muitos outros bairros e regioes além das que eu falei, porém nao me sinto seguro em escrever dos demais locais.


Carla Bruni _ Le plus beau du quartier

3 comentários:

Anônimo disse...

OLA!! VC NADA FALOU SOBRE UM BAIRRO CHAMADO LORRAINE TEM ALGUMA INFORMAÇÃO COMO VALORES DE APTOS P ALUGAR,PROXIMIDADE DO CENTRO ,SE TEM TD PERTO.... GRATA

Carolina disse...

Amei! Tudo muito claro e objetivo. Ajuda muito, com certeza, quem está começando as pesquisas de "longe", pra quando chegar já saber pontuar e ter uma idéia de onde e o que procurar. Muitíssimo obrigada!
Carol

Anônimo disse...

"O bairro é servido de diversos outros parques e centros comerciais, mas fique esperto porque existem algumas áreas menos aconselhaveis e inclusive bem mais feias dentro de Rosemot."

Posso dizer que, recentemente, fui a Montréal estudar francês, durante um mês, e fiquei em uma casa de família, exatamente onde na
área feia de Rosemont, próximo ao metrô de mesmo nome. O lugar era tão medonho, que na esquina de casa tinha uns 3 ou 4 apartamentos, utilizados como albergue para moradores de rua, e eles ficavam por ali, vagando o dia inteiro. Fora que de vez em quando aparecia alguém estranho, andando na rua. O lugar ali era meio periferia. Recomendo, quando forem alugar um apartamento no bairro, prestar atenção a esses detalhes, dar uma volta no quarteirão de interese e passar por lá a noite, para ver como é.